Ep. 01 Segurança Cibernética - Um assunto (quase) ignorado na Finansfera

Você, leitor atento e bem informado sobre os assuntos financeiros, certamente já está convencido que o gerenciamento de riscos é uma habilidade fundamental a ser desenvolvida pelo investidor amador. Eu poderia me alongar exaustivamente em uma lista sobre aspectos das finanças pessoais que incluiriam:

Risco de diversificação, Risco de reinvestimento, Risco Brasil, Risco Financeiro, Risco de liquidez... Credit Risk, Equity Risk, Bond Risk, Iliquidty Risk...

Uau... quanta coisa pode dar errado na minha vida financeira se eu negligenciar todos (ou apenas um ou alguns) esses aspectos.

Se procurarmos pela finansfera, notadamente em espaços de grande qualidade técnica/redacional como o brilhantíssimo "Pensamentos Financeiros" ou o pragmático e elegante "Finanças Inteligentes", certamente encontraremos bons artigos que explicam a natureza de todos esses riscos e ensinam, de quebra, algumas boas estratégias para tratá-los.

Muito pouco eu teria para contribuir nesses assuntos. Contudo, há um risco bastante significativo e que é pouco tratado em profundidade (só me recordo de uma breve menção no "Viver de Renda"): O Risco Cibernético.

Imaginemos o seguinte cenário: Você estuda, se aperfeiçoa em investimentos Além da Poupança,  faz a sua viagem lenta rumo ao Primeiro milhão, passa a Viver de Dividendos, e consegue virar um Aposentado aos 40. Sensacional, né? Você sai do emprego, passa a cuidar do corpo e da saúde e planeja coisas divertidas como deixar o bigode crescer e mudar para o Colorado.

Eis que numa bela manhã de terça-feira você abre o computador, lê os posts mais recentes da finansfera e decide dar uma olhada na sua corretora para escrever seu post com o fechamento mensal.

"Opa... peraí... o site está dizendo que minha senha está incorreta... estranho."

Você reinicia o computador na esperança de que seja um "pau qualquer". Enquanto isso, saca o celular do bolso e tenta abrir pelo aplicativo e... "Senha incorreta" novamente.

Já com certa apreensão, você tenta usar a autenticação por digital, as três últimas senhas que você se lembra... "caramba, eu troquei essa senha e não lembro??" e nada. Uma gota de suor já brota na têmpora. Próximo passo: ligar para a corretora.

A atendente (via chat, mail, telefone, whatever) te informa que você trocou a sua senha anteontem. Que desde então, a sua conta fora acessada 8 vezes. Você não fez nada... nem ligou o computador ontem, afinal você estava em Bali curtindo a sua IF.

Seguindo o protocolo, a atendente se nega a te informar a sua senha atual por telefone... Você tenta o "recuperar minha senha" e percebe que sua caixa de correio permanece vazia. A nova senha foi para um outro e-mail qualquer, alhures.

Tic Tac... Já se foram três dias nesse embróglio, os boletos estão chegando... essa semana a ação MIFU3 atingiu o seu target e você queria vendê-la... o relatório de consultoria que você assina recomendou fortemente a venda do FII XYXY11, que ocupa parte relevante do seu portfólio, e você gostaria de avaliar sua posição para poder decidir o que fazer... Um longo e desastroso enredo se forma na sua cabeça.

"Vou abrir um chamado na corretora, falar com aquele meu amigo(a) que é fera em TI... E se eu fui mesmo hackeado? Será que aquele amigo advogado pode me ajudar?"

"Bom... esse Hacker não vai conseguir tirar  meu dinheiro da corretora pra conta dele... a Polícia o encontraria. Mas... EPA... e se ele vendeu meus IPCA + Juros Semestrais comprados a 7,82%?? Danou-se... o dinheiro estará na conta da corretora, mas hoje eu só acho IPCA+4,6%!!! Os Cupons não vão mais pagar minhas despesa básicas!!! E se ele vendeu ITUB4 e comprou tudo em FJTA3??"

Alguns dias depois, talvez já entre uma noite ou outra de sono perdido, você estará em uma Delegacia de Polícia Civil (terá muita sorte se seu estado tiver uma delegacia especializada em crime cibernético) e registrará um inócuo Boletim de Ocorrência.

O sonho da IF, conquistado a duras penas, está ameaçado porque você negligenciou o RISCO CIBERNÉTICO. Aquele que (quase) ninguém aborda nos livros de finanças, nos blogs, em papos com amigos. Nem os descolados Youtubers te alertaram sobre isso.

Apavorante, não??

Infelizmente, eu posso te afiançar que esse cenário (guardados os pormenores dramáticos) se repete com relativa frequência. Se você está pensando "Nunca ouvi falar de ninguém que tenha passado por nada assim..."

Lembre-se: "Ausência de evidência não é evidência de ausência."

Não apenas corretoras vivem isso... Grandes Bancos, Empresas de Milhas Aéreas, Exchanges de criptomoedas... até aqueles Dotz do BB que não servem para nada são roubados todos os dias.

Acompanhe os próximos posts aqui do Blog. Minha intenção é explicar como essas fraudes acontecem, bem como apresentar algumas sugestões para o tratamento do risco.

Conhecimento sem ação é nada. Nos próximos artigos, pretendo apresentar algumas Atitudes de Valor que, se tomadas, podem reduzir o RISCO CIBERNÉTICO da sua IF a niveis aceitáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ep. 04 Segurança Cibernética - Cenário nacional e dicas de prevenção

Ep. 02 Segurança Cibernética - Como ocorrem as fraudes?

Geoarbitragem - Proposta de um método objetivo